top of page

O menino e o mundo


“O menino e o mundo” é um filme que revela os problemas atuais do nosso mundo. Embora não haja muitas falas neste filme, descobri que as poucas frases que as personagens dizem estão em português ao contrário. O filme foi feito aos olhos de uma criança inocente, que só vê as pernas dos adultos por ser tão baixa, que vê tudo duma forma criativa e imaginária como por exemplo a maioria dos automóveis têm formas de animais pois é assim que uma criança vê o nosso mundo. Por mais maldade e destruição que haja uma criança vê tudo de uma forma alegre e boa, ou seja elas vêm o bom nas coisas que os crescidos não conseguem ver.

Na minha opinião todas as pessoas que veem este filme são desafiadas a mudar a sua perspetiva da terra.


A história é sobre Cuca, um menino pequenino que vive limitado pelas paredes da sua casa. Quando seu pai sai de casa em busca de trabalho, ele sente-se obrigado a segui-lo, por isso leva consigo a sua enorme mala, uma fotografia dele com os seus pais e foge com curiosidade para saber onde o pai teria ido. Porém, ele encontra um velho que lhe mostra o primeiro passo do fabrico dos tecidos, que é recolher o algodão. Mais tarde, o homem é despedido do trabalho por estar doente e velho, as pessoas depois substituem as mãos o esforço e o emprego dos trabalhadores matando as árvores e destruindo a biodiversidade. O menino acompanha o percurso do algodão vendo o processo de transformá-lo em tecido, a ser importado para outros países, e depois vendido. Todos os trabalhadores são, mais tarde, substituídos por máquinas que conseguem fazer o dobro do trabalho em metade do tempo. Entretanto surgem “os rebeldes” que estão cansados de ver o mundo a ser transformado em lixo. Unidos pela música e a esperança de um mundo melhor, lutam contra aqueles que os querem calados e substituídos pelas novas invenções que lhes garantem mais dinheiro. A luta é representada por duas aves: uma preta, simbolizando o controlo maligno e a ave colorida que simboliza a liberdade. A ave preta ganha, humilhando e destruindo, a ave da liberdade. Todavia, esses opressores não conseguem eliminar a esperança, que fica cada vez mais forte e próxima de vencer, pois embora tenha sido abatida, não conseguiram extinguir a vontade de lutar por aquilo que é certo e justo. Quando o menino volta a casa ele planta uma semente, que para mim é um sinal que pouco a pouco tudo pode ser mudado por mais estragado que esteja.


Creio que este filme me inspirou a fazer uma diferença no mundo e que nos olhos de um menino tudo é possível mesmo que todo em nosso redor esteja sob a influência dos que são maliciosos e falsos. Achei este filme belíssimo, com incontáveis mensagens escondidas dentro das suas ilustrações.



Tags:

Destaque
bottom of page