top of page

Reflexão… A violência aos olhos de uma criança

Todos nós, infelizmente, já assistimos a situações de violência, pois esta encontra-se presente no nosso dia-a-dia, logo temos a responsabilidade de denunciá-las para podermos tornar, todos os dias, o nosso planeta um pouco melhor.

Na minha opinião, a violência deveria ser a nossa última opção, porque esta, podemos magoar-nos e às pessoas que estão à nossa volta, e quando temos conhecimento desta desse caso, temos de saber fazer o correto. Nós podemos tentar ajudar a vítima ou simplesmente falar com um polícia, já estaremos a ajudar!

Infelizmente, a violência que vemos na rua, em casa, na escola é a com menor impacto… Milhares de pessoas, sejam elas idosas ou jovens morrem diariamente em guerras que não são suas, em atentados, por causa da violência! E isso não deveria acontecer! Essa situação tem de mudar e é agora!

Alguma vez já pensaram que quando estamos a ter uma refeição quentinha e deliciosa, há quem esteja a morrer de fome pois foi privado da comida? Que quando vamos comprar nova roupa ou sapatos existe quem não tenho nada para se aquecer? E sendo rapariga, penso frequentemente “ Eu tenho uma vida ótima, com saúde, família, não tenho de andar coberta, posso estar com rapazes e muitas raparigas também já o foram… Eu posso ser o próximo alvo…” E ao pensar nisto, sei que precisaria de alguém me salvasse, ajudasse. Todos nós podemos ser a próxima vítima, porém, quando alguém precisou, nós ignorámos, quando nos pediram aquele dinheiro para ajudar, nós mentimos, quando ouvimos aqueles gritos, nós estávamos muito ocupados, como muita gente. Mas as pessoas que sofrem têm tantos direitos como nós, e quando tivermos o azar de sofrer, alguém também vai ignorar, mentir, estar ocupado… E agora? Quem nos salva? Todos temos de ter isso em mente! Não deixemos para a amanhã, aquela ajuda que é tão necessária hoje, agora!

Em suma, não se esqueçam de agir quando tiverem conhecimento de algum caso de violência, e tentem sempre evitá-los! Juntos, temos de nos unir, e tornar o mundo mais feliz, mais unido, menos sofredor!





Destaque
bottom of page