top of page

O Cavaleiro da Dinamarca

A obra O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andersen, recomendada como leitura obrigatória para 7ºano, aborda uma viagem de um nobre em busca da fé. Ele compromete-se a ir à Palestina e voltar dentro de dois anos, no dia de Natal. Com coragem, medo e saudade, o cavaleiro vai ter de enfrentar várias peripécias, ouvir diferentes histórias, passar por diversos países e aprender numerosos valores para conseguir voltar a casa são e salvo.

Durante a viagem, o peregrino faz variadas paragens onde conhece pessoas com diferentes experiências de vida, originando muitas histórias cheias de valores. De volta para casa, este homem corajoso para em Veneza, onde se emociona com o romance de Vanina e Guidobaldo, que tem como moral a falta de liberdade, o amor, a coragem e a confiança.

Seguindo o seu caminho, chegou à cidade onde “tudo era mais grave e austero”- Florença. Aí ouviu o conto de Giotto que realça a segurança, o talento e a oportunidade e onde também escutou a história do poeta Dante, cujos ensinamentos são o amor, o perdão, o pecado e o arrependimento.

Continuando o seu percurso, aproximou-se de Génova, todavia uma doença parou-lhe a viagem. Na sua recuperação, deparou-se com iluminuras de Santos. Neste claustro, aprendeu que nem sempre os remédios nos curam, mas também a presença e a ajuda do outro. Adiante, deparou-se com um relato marítimo vindo da cidade de Antuérpia. Nele, descobriu sentimentos como a desigualdade e o racismo.

Para concluir a viagem, passou pela floresta que cercava a sua casa e nela admirou um grande pinheiro que lhe pôs na mente coragem e fé para cumprir a promessa. Aquela luz intensa que lhe lembrou de que era Natal e que tinha de voltar para a família, deu-lhe a força e esperança. Graças a esta luz, atualmente faz-se um ritual típico da época.

Se voltou para casa, só vocês o podem desvendar. Basta lerem esta linda obra e descobrirem toda a magia que tem!



Destaque
bottom of page