top of page

A Seleção - Kiera Cass


O livro A Seleção foi escrito por Kiera Cass, uma autora americana cujo seu primeiro livro publicado foi este mesmo, que logo fez muito sucesso.

A Seleção é um dos constituintes de uma triologia onde os outros livros são: A Elite e A Escolha, uma vez que teve tanto sucesso, Kiera Cass continuou a triologia com os livros Felizes para Sempre (contém os vários pontos de vista de algumas personagens secundárias), o livro A Herdeira e o último feito A Coroa.

A história do livro situa-se em Illéa, onde a sociedade é dividida por castas, da 8 até à 1, a mais baixa, ou seja, a 8 é onde se encontram os rebeldes, os sulistas ou os nortistas e a casta 1 é a família real que é obviamente a mais respeitada.

A protagonista é a America Singer, uma rapariga de casta 5 que vive na Carolina do Sul, onde é muito feliz com a sua família, mesmo com falta de comida. Ela é apaixonada por um rapaz chamado Aspen de casta 6. Como os dois são de castas diferentes e por ele ter uma casta inferior à dela, eles nunca assumiram o namoro.

Durante dois anos, os dois namoraram escondidos. No entanto, após esse tempo, America recebe uma carta, que é um formulário para poder participar na seleção, onde 35 raparigas aleatoriamente escolhidas, ou assim se pensa, lutam pelo coração do príncipe Maxon.

America nunca quis ser uma princesa, como a mesma diz “Eu não quero ser a princesa de Illéa, quero ser a princesa de Aspen”, então a mãe fez um acordo com a filha - "Caso participasse na seleção, a America poderia trabalhar por conta próprio". Após este acordo ela aceitou nunca pensando vir a ser ela a escolhida.

Porém, no noticiário de Illéa apareceu a imagem de America, imagem essa que era uma fotografia que revelava o seu rosto simples e um sorriso genuíno no momento em que ela pensava no pedido de casamento de Aspen, que infelizmente nunca se concretizou. E a partir daí, o livro descreve o que ela passa na seleção, desde o encontro com o príncipe até aos ataques dos rebeldes.

Na minha opinião, este livro tem muito potencial, pois a escrita está muito criativa, tem muitos mistérios e a cada página há uma revelação, o que faz com que nunca nos cansemos do mesmo.

Destaque
bottom of page