top of page

Património

De certeza que esta palavra passa pelo teu cérebro, mas pensando bem, o que significa esta palavra? Que importância tem para nós?

O dicionário define esta palavra com uma “herança paterna”, ou até um “bem ou conjunto de bens reconhecidos pela sua importância cultural”. Esta tal herança deriva da palavra "pátria", pois é algo que nos pertence e subdivide-se em distintos grupos. O património natural engloba todos os elementos construídos por formações físicas e biológicas, como por exemplo, existem as Cataratas do Niagara, o Monte Everest e a Amazónia.

O Património Cultural engloba monumentos feitos e inventados pelo Homem que têm uma importância histórica. Este divide-se em Património Cultural Imaterial, ou seja é algo que não é palpável, como o Fado, o Samba e o Carnaval; e o Património Cultural Material que, por fim, se subdivide em Património Cultural Móvel, que é algo palpável e que se pode movimentar, tal como o cavaquinho, pinturas e lamparinas de óleo; e em Património Cultural Material Imóvel que engloba os monumentos que não se podem mover, como a Esfinge, o Big Ben e a Torre de Belém.

Estes são os conhecidos mais comuns quando se trata de Património, todavia, esta palavra também abrange as nossas memórias; aquela praia ou aldeia que visitei, aquele pastel que pude movimentar para depois me saber tão bem naquele parque dos Arraiais na minha zona. Este sim, é para mim o Património que realmente nos marca! Como é óbvio, não quero tirar o brilho à nossa Torre de Belém, que já nos protegeu tanto, o que quero mostrar é, como todas as pequenas coisas que nos marcam e passam de geração em geração também são Património!

Em suma, na minha opinião, o Património, seja ele natural, cultural, móvel ou imóvel não deixa de ser todas as raízes e histórias que guardamos na nossa memória e que levaremos connosco para o resto da nossa vida.


Destaque
bottom of page